glitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphics
glitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphics

sábado, 19 de abril de 2008

TEATRO:Dentes e escova de dentes

Actividade para trabalhar na sala de aula.

Teatro

-Dentes e escova de dentes-

Personagens: Escova de dentes(Escovi), Pasta de Dentes, Dente Canino(Cani), Dente Molar (molarzinho), Joaquina Guloseima, Constantina Cárie.






(A cena decorre num parque. Começa na altura em que entra a escova de dentes cantando uma canção da moda. Entra depois o Dente Canino.)



Dente canino: (Cumprimentando.) Olá, Escovi! Vamos jogar futebol?
Escova de Dentes: Olá, Cani! Não, não posso sujar-me, porque vem ai a minha tia para me levar ao dentista.
Dente Canino: (Visivelmente sujo.) E vais ao dentista para quê?
Escova de Dentes: Para que não me doam, nem me caiam os dentes. (D. Canino encolhe os ombros, desinteressado.)
Dente Canino: Sempre tão limpa e cuidadosa! De certeza que nunca comes um docinho?!
Escova de Dentes: Claro que sim! Mas vou ao dentista e lavo os dentes…!
(D. Canino interrompe-o.)
Dente Canino: Sabes qual é o cumulo de um dentista?
Escova de Dentes: Não.
Dente Canino: Querer curar as cáries a um dente de alho. Não tem piada?

Escova de Dentes: (Aborrecida). Sim, mas tu continuas a não levar nada a sério. Diz-me lá: quantas vezes lavas os dentes por dia?
Dente Canino: (Coçando a cabeça). Deixa cá ver, quando me lembro ou quando me da na gana.
Escova de Dentes: Claro!… mostra lá, abre a boca… (D. Canino abre a boca e a Escova de Dentes da um passo para trás tapando o nariz com as mãos, em forma de pinça.)
Escova de Dentes: Que cheiro! O que é que comeste?
Dente Canino: (Sem se dar por vencido.) Será do frango com alho que comi ontem? Já alguma vez comeste? Se calhar não gostas, não? Estava óptimo! (E. de Dentes nega com a cabeça. Entra, então, a Pasta de Dentes. Cumprimenta as crianças com um beijo.)
Pasta de Dentes: Olá, meninos! Não sentem um cheiro esquisito? (D. Canino interrompe bruscamente a Pasta de Dentes.)
Dente Canino: Não! (e muda, aborrecido, de assunto.) bom, já que tu não queres jogar vou buscar a Joaquina Guloseima e a Constantina Cárie.
Pasta de Dentes: Eu aviso a Escova de Dentes para não ir com elas. Elas são gente ruim!
Dente Canino: eu dou-me muito bem com elas, divirto-me muito. Comemos até fartar, brincamos ate cansar, acabando por nos esquecermos de lavar os dentes… (E. de Dentes interrompe a conversa de D. Canino).
Escova de Dentes: Vamos, tia, que se faz tarde para ir ao dentista. Depois, quando voltar, jogamos, sim? Adeus!
Dente Canino: Adeus, adeus… (a Escova de Dentes vai-se embora com a tia. Entram Joaquina Guloseima e Constantina Cárie.)
Dente Canino: Olá, meninas! Vamos brincar?
Ambas: Sim.
Dente Canino: Meninas, sabem que a Escova de Dentes foi ao dentista com a chata da tia?
Joaquina Guloseima: (Com ar de gozo). Sempre tão limpa, a coitada! Não faças caso! Tenho uns chupa-chupas de cores que vais adorar. (D. Canino lambe-se).
Constantina Cárie: Não me digas que te falou sobre a limpeza e essas coisas esquisitas de que anda sempre a falar! (D. Canino diz que sim com a cabeça).
Que importância tem lavar os dentes? Quem é que precisa de lavar os dentes? É tão bom ter restos de comida aqui e ali…! Assim todos sabem o que andámos a comer… (D. Canino interrompe-a).
Dente Canino: É verdade que nado do que diz a Escovi està certo? E o que é que me dizes do mau hálito?
Ambas: (Respondendo em uníssono). Toma lá rebuçados de mentol!
Dente Canino: (Contente.) Então vamos brincar e comer guloseimas. (saem os três e entram a escova de dentes e Molarzinho conversando.)
Escova de Dentes: Ainda bem que fui ao dentista… é tão bom…
Molarzinho: Eu também vou e agora tenho que usar aparelho. Vamos brincar? (põem-se a brincar e chega de novo o dente canino com grande dor de dentes.)
Dente Canino: (gritando) Ai,ai, minha mãezinha, que grande dor!
Molarzinho: O que é que tu tens?
Dente Canino: Doem-me os dentes todos…Que dor horrorosa!
Escova de Dentes: Eu disse-te que tinhas que ir ao dentista.
Dente Canino: Só se for doido, com o medo que me da… Ai, ai!
Molarzinho: Não deves ter medo, não dói nada.
Dente Canino: Não posso mais… podem levar-me ao dentista? Se forem comigo, prometo lavar os dentes todos os dias.
Escova de Dentes: Vamos. (e para o publico.) O cuidado a ter com os dentes depende de ti, escova-os muito bem todos os dias e vai ao dentista.
Molarzinho: Não te esqueças: boca sã, sorriso são. (Aponta para todos os dentes.) (Cumprimentam-se e vão-se embora os três).


Sem comentários:

Ouve as músicas preferidas do Professor Escovinha


glitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphics
glitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphics
glitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphics
glitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphics
glitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphicsglitterbank.com glitter graphics