Na dentição permanente os primeiros dentes a aparecer são os primeiros molares. Aparecem logo a seguir aos segundos molares de leite, aos 6 anos. Por isso são muitas vezes chamados “os molares dos seis anos”. Estes são muito maiores do que qualquer dente de leite e não podem surgir antes que o desenvolvimento da mandíbula atinja um estádio que permita suficiente espaço. É um dente que por vezes não se nota porque não é precedido pela queda de nenhum dente de leite e nasce num sítio onde não havia outro dente.
O segundo dente permanente a surgir é o incisivo central inferior entre os 6 e 7 anos de idade. Assim como na dentição de leite, os dentes inferiores tendem a preceder os da maxila no processo de erupção,
Pouco depois, aparecem os incisivos laterais inferiores, algumas vezes em simultâneo com os centrais. Seguidamente surgem os incisivos centrais superiores e cerca de um ano depois os incisivos laterais superiores. Os primeiros molares aparecem depois dos laterais , por volta dos 10 anos os caninos superiores surgem normalmente ao mesmo tempo. Os segundos pré-molares surgem no ano seguinte e a seguir os caninos superiores . Normalmente , os segundos molares nascem quando o individuo atinge os 12 anos , situam-se posteriormente aos primeiros molares e são muitas vezes designados de “molares dos 12 anos”.
Os terceiros molares (dentes do siso) não surgem antes dos 17 ou até mais tarde . É necessário um considerável crescimento da arcada após os 12 anos para permitir espaço a estes dentes. Os terceiros molares estão sujeitos a muitas anomalias e alterações na forma. Muitas vezes estes dentes permanecem inclusos no osso durante anos . Uma forma de determinar se estes dentes estão inclusos ou não é através de uma radiografia panorâmica.
Ordem normal de erupção dos dentes permanentes:
1-primeiros molares
2-incisivos centrais e laterais inferiores
3- incisivos centrais superiores
4-incisivos laterais superiores
5-caninos inferiores
6-Primeiros pré-molares
7-segundos pré-molares
8-caninos superiores
9- segundos molares
10-terceiros molares
Sem comentários:
Enviar um comentário