quarta-feira, 30 de abril de 2008
Outra versão da Fada dos Dentes
História
A história do Zezinho contra o Dr. Cárie
(atenção: está em português do Brasil)
terça-feira, 29 de abril de 2008
EDUCAÇÃO ALIMENTAR - Conselhos aos pais
Prevenir a cárie dentária pela redução dos alimentos cariogénicos implica não só reduzir a quantidade de ingestão de açúcares, mas também, e principalmente, a sua frequência.
Também sob este ponto de vista, as instituições têm um papel muito importante, pois podem promover dietas equilibradas, com baixo consumo de alimentos açucarados (ex: uma sobremesa por semana, um pão com manteiga em vez de doce). Existem materiais muito úteis, nesta área, nomeadamente o ‘Manual para uma Alimentação Saudável em Jardins de Infância’ e o ‘Manual de Educação para a Saúde em Alimentação’, que se recomendam.
A dieta deverá incluir alimentos que estimulem a mastigação. No entanto, há pessoas com problemas neste domínio que, geralmente, comem papas. Deve-se, assim, ter o cuidado de não adicionar açúcar a estas preparações.
As recompensas alimentares dadas por alguma tarefa bem sucedida não devem ser açucaradas.
Os técnicos devem sensibilizar as instituições e os pais para a importância do baixo consumo de alimentos açucarados e refrigerantes, informando que:
• os alimentos açucarados, sólidos e aderentes aos
dentes são os mais cariogénicos;
• o efeito cariogénico dos alimentos é maior se estes
forem ingeridos no intervalo das refeições;
• uma boa dieta passa pela selecção de alimentos
naturais, fruta, legumes, cereais e alimentos fibrosos.
Fonte:
Portugal. Direcção-Geral da Saúde – Divisão de Saúde Escolar
Manual de Boas Práticas em Saúde Oral para quem trabalha com crianças e jovens com necessidades de saúde especiais. –
Lisboa: Direcção-Geral da Saúde. Divisão de Saúde Escolar, 2002.
Higiene oral em crianças com menos de dois anos - Conselhos para os jovens papás!
A criança deve ser incentivada a mastigar para que aconteça um bom desenvolvimento do aparelho mastigatório. Os dentes são imprescindíveis para a fonação, pois a perda precoce do dente pode prejudicar a pronúncia de alguns fonemas ou acarretar maus hábitos, como a interposição da língua. E a função estética também é muito importante, pois as crianças que perdem algum dente de leite muito cedo passam a ser motivo de gozo pelos colegas, e isso pode causar problemas psicológicos.
Durante esta fase, limpe os dentinhos do seu filho. Use gaze ou uma fralda húmida nas gengivas, mesmo antes de aparecerem os primeiros dentes. Quando estes começarem a nascer, proceda da seguinte maneira:
-Fique atrás da criança, e, com uma das mãos, afaste os lábios e bochechas da criança. Com a outra, escove os lados de fora e de dentro dos dentes em movimentos circulares;
Estojo Toilette com:
-Corta-unhas com pega antiderrapante;
- Escova de dentes para os mais pequenos;
- Escova de dentes/estimulador de gengivas para recém-nascido;
- Escova e pente com pegas Soft Grip;
- Pente para recém-nascido;
- Luvas protectoras (2 pares);
- 8 limas;
Folclore rimado
Aos seis assenta,
aos sete adenta,
ao ano andante,
aos dois falante.
Se assim fizeste,
Boa ama tiveste.
Dita por adultos:
Dita pelas crianças relativamente à muda dos dentes:
Fonte: "Um Continente Poético Esquecido-As Rimas Infantis" de Maria José Costa. Porto-Editora.
Dia Nacional do Sorriso
O Dia Nacional do Sorriso celebra-se hoje dia 29 de Abril.
10 Conselhos para manteres o teu sorriso sempre bonito.
Lê com muita atenção os seguintes conselhos que te dou...
1. Escova os dentes pelo menos duas/três vezes por dia, preferencialmente após as refeições e antes de te deitares.
2. Utiliza uma escova do tamanho adequado, macia e com uma cabeça pequena, para evitar lesões sobre os dentes e gengivas.
3. Procura utilizar sempre um dentífrico com 1.000 a 1.500 ppm de flúor.(pergunta ao teu dentista qual o dentífrico mais adequado para os teus dentes)
4. Evita escovar os dentes só na horizontal. Coloca a escova ligeiramente inclinada, na passagem pelos dentes, para que estes não se desgastem com o tempo.
5. Utiliza diariamente fio dentário, antes da escovagem, para retirar restos alimentares e bactérias dos espaços que existem entre os dentes e entre estes e as gengivas.
6. Segue as recomendações do teu dentista na utilização de elixir para o bochecho.
7. Procura manter os dentes bem limpos, sobretudo junto à linha gengival, evitando a placa bacteriana e tártaro.
8. Efectua uma revisão dentária regular, preferencialmente de 6 em 6 meses, e um check-up oral pelo menos uma vez durante o ano.
9. Mantém uma dieta equilibrada e procura substituir os doces por alimentos mais nutritivos como o queijo, frutos ou vegetais frescos.
10. Se tens sensibilidade dentária visita o seu dentista porque pode ser um indicador de uma cárie dentária, um dente fracturado.
Se seguires estas indicações terás uns dentes limpos e bonitos toda a vida! É um conselho que te dou!Fonte: Hill & Knowlton
segunda-feira, 28 de abril de 2008
Dentes de cavalo
sábado, 26 de abril de 2008
Lavar os dentes-música
Vamos cantar outra canção
Chip Skylark - My Shiny Teeth And Me
Letra da música:
When I'm feeling lonely. Sad as I can be. All by myself. An uncharted island
In an endless sea. What makes me happy. Fills me up with glee. Those bones in my jaw they don't have a flaw
My shiny teeth and me. My shiny teeth that twinkle. Just like the stars in space. My shiny teeth that sparkle
Add beauty to my face. My shiny teeth that glisten. Just like a Christmas tree. You know they'd walk a mile just to see me smile(Woo!)
My shiny teeth and me(Shiny teeth, shiny teeth). Yes they're all so perfect. So white and pearlyBrush gargle rinse. A couple breath mints
My shiny teeth and me. My shiny teeth so awesome(Shiny teeth, sh-shiny teeth). Just like a favorite song(Shiny teeth, sh-shiny teeth). My shiny teeth I floss them(Shiny teeth, sh-shiny teeth).
So they'll grow to be real strong(He's got really shiny teeth). My shiny teeth I love them(Shiny teeth, sh-shiny teeth). And they all love me(Ahh...). But should I talk to you when I got 32(Woo!).
My shiny teeth and me(Shiny teeth, shiny teeth). My shiny teeth and me(Shiny teeth, shiny teeth). My shiny teeth that twinkle(Shiny teeth, sh-shiny teeth). Just like the stars in space(Shiny teeth, sh-shiny teeth). My shiny teeth that sparkle(Shiny teeth, sh-shiny teeth)
Add beauty to my face(He's got really shiny teeth). My shiny teeth that glisten(Shiny teeth, sh-shiny teeth). Just like a Christmas tree(Ahh...). You know they'd walk a mile just to see me smile(Woo!)
My shiny teeth and me(Shiny teeth, shiny teeth)
My shiny teeth and me(Shiny teeth, shiny teeth)
My shiny teeth and me(Shiny teeth, shiny teeth)
Como escolher um dentífrico
Os dentífricos não só ajudam a limpar os dentes, como também os protegem da cárie.
Actualmente, encontras uma variedade infindável de dentífricos.
Às riscas, às cores, com sabores, com esfoliante... Existem dentífricos para todos os gostos. Alguns tem ingredientes que controlam as doenças das gengivas e a formação de tártaro.
Outros provocam uma agradável sensação de frescura e branqueiam os dentes. Assim, e uma vez que as fórmulas dos dentífricos variam bastante, é necessário escolhê-los com algum cuidado, para adquirir o que melhor se adequa ao teu caso:
Os dentífricos com flúor ajudam a prevenir a formação de tártaro. O seu uso deve ser complementado com uma correcta utilização da escova de dentes e do fio dentário, bem como com visitas regulares ao dentista.
Os dentífricos branqueadores são especialmente indicados para quem tem os dentes escuros (por exemplo, devido ao fumo do tabaco e ao excesso de café) e têm como função remover as manchas, tornando os dentes mais brancos e brilhantes.Simultaneamente, também ajudam a prevenir a cárie e a formação de tártaro.
Acordaaaa!!!!!!!
Curiosidades
sexta-feira, 25 de abril de 2008
Dentição e a função dos dentes
(molares)
Os molares(Possuem 4 a 5 cúspides e uma mesa oclusal ampla, própria para triturar os alimentos) e pré-molares(Possuem duas cúspides, o que permite esmagar e rasgar os alimentos) têm a função de moer e mastigar os alimentos.
Os caninos(Possuem uma ponta, chamada cúspide, que perfura, rasga e retalha os alimentos) rasgam e mastigam os alimentos.
Os incisivos(Em forma de lâmina, cumprem a função de apreender e cortar os alimentos), com são afiados, servem para agarrar e cortarem os alimentos.
Fonte: Compêndio RATINHO, página 10.
- Os dentes de leite são 20. Começam a nascer entre os 4 e os 9 meses e caem pelos 6 ou 7 anos.
- Depois nasce a dentição definitiva, formada por 32 dentes.
- A tua dentição ficará completa aos 18 ou 20 anos.
Vê como trabalham os teus dentes
quarta-feira, 23 de abril de 2008
Direcção-Geral de Saúde http://www.dgs.pt/
Visita o site http://www.dgs.pt/ .
Na coluna da esquerda carrega Promoção da saúde-Saúde escolar-Arquivo de destaques onde encontrarás folhetos informativos, como o que te apresentamos seguidamente.
Podes ainda encontrar muita informação útil como:
- Programa Nacional de Saúde Escolar
- Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral
- Protocolo entre o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde sobre promoção da saúde em meio escolar
O serviço Saúde 24 visa responder às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde, contribuindo para ampliar e melhorar a acessibilidade aos serviços e racionalizar a utilização dos recursos existentes através do encaminhamento dos Utentes para as instituições integradas no Serviço Nacional de Saúde mais adequadas.
Anedotas
Material Didáctico
terça-feira, 22 de abril de 2008
Como fazer uns dentes de casca de laranja.
Nunca faças este truque sozinho. Pede ajuda a um adulto.
O que é a ortodontia? E mais curiosidades sobre o aparelho dos dentes
A ortodontia é uma disciplina especial da estomatologia que trata do alinhamento dos dentes e maxilares para melhorar o sorriso e a saúde oral das pessoas.
"Orto" significa correcto ou direito e "odontia" significa dentes.
domingo, 20 de abril de 2008
Aprende inglês com esta canção
You brush your teeth ch ch ch ch, ch ch ch ch....
Elaborar um calendário
Calendário:
Um recurso para fomentar bons hábitos: um calendário mensal de higiene oral. Fotocopiar e entregar um a cada criança para que registem, diariamente, as vezes que lavam os dentes, pintando os desenhos de meio sol (manhã), sol (meio-dia) e lua (noite).
Porta – escovas de dentes
Realizado em borracha mole, ou numa folha espuma.
sábado, 19 de abril de 2008
TEATRO:Dentes e escova de dentes
Personagens: Escova de dentes(Escovi), Pasta de Dentes, Dente Canino(Cani), Dente Molar (molarzinho), Joaquina Guloseima, Constantina Cárie.
(A cena decorre num parque. Começa na altura em que entra a escova de dentes cantando uma canção da moda. Entra depois o Dente Canino.)
Dente canino: (Cumprimentando.) Olá, Escovi! Vamos jogar futebol?
Escova de Dentes: Olá, Cani! Não, não posso sujar-me, porque vem ai a minha tia para me levar ao dentista.
Dente Canino: (Visivelmente sujo.) E vais ao dentista para quê?
Escova de Dentes: Para que não me doam, nem me caiam os dentes. (D. Canino encolhe os ombros, desinteressado.)
Dente Canino: Sempre tão limpa e cuidadosa! De certeza que nunca comes um docinho?!
Escova de Dentes: Claro que sim! Mas vou ao dentista e lavo os dentes…!
(D. Canino interrompe-o.)
Dente Canino: Sabes qual é o cumulo de um dentista?
Escova de Dentes: Não.
Dente Canino: Querer curar as cáries a um dente de alho. Não tem piada?
Escova de Dentes: (Aborrecida). Sim, mas tu continuas a não levar nada a sério. Diz-me lá: quantas vezes lavas os dentes por dia?
Dente Canino: (Coçando a cabeça). Deixa cá ver, quando me lembro ou quando me da na gana.
Escova de Dentes: Claro!… mostra lá, abre a boca… (D. Canino abre a boca e a Escova de Dentes da um passo para trás tapando o nariz com as mãos, em forma de pinça.)
Escova de Dentes: Que cheiro! O que é que comeste?
Dente Canino: (Sem se dar por vencido.) Será do frango com alho que comi ontem? Já alguma vez comeste? Se calhar não gostas, não? Estava óptimo! (E. de Dentes nega com a cabeça. Entra, então, a Pasta de Dentes. Cumprimenta as crianças com um beijo.)
Pasta de Dentes: Olá, meninos! Não sentem um cheiro esquisito? (D. Canino interrompe bruscamente a Pasta de Dentes.)
Dente Canino: Não! (e muda, aborrecido, de assunto.) bom, já que tu não queres jogar vou buscar a Joaquina Guloseima e a Constantina Cárie.
Pasta de Dentes: Eu aviso a Escova de Dentes para não ir com elas. Elas são gente ruim!
Dente Canino: eu dou-me muito bem com elas, divirto-me muito. Comemos até fartar, brincamos ate cansar, acabando por nos esquecermos de lavar os dentes… (E. de Dentes interrompe a conversa de D. Canino).
Escova de Dentes: Vamos, tia, que se faz tarde para ir ao dentista. Depois, quando voltar, jogamos, sim? Adeus!
Dente Canino: Adeus, adeus… (a Escova de Dentes vai-se embora com a tia. Entram Joaquina Guloseima e Constantina Cárie.)
Dente Canino: Olá, meninas! Vamos brincar?
Ambas: Sim.
Dente Canino: Meninas, sabem que a Escova de Dentes foi ao dentista com a chata da tia?
Joaquina Guloseima: (Com ar de gozo). Sempre tão limpa, a coitada! Não faças caso! Tenho uns chupa-chupas de cores que vais adorar. (D. Canino lambe-se).
Constantina Cárie: Não me digas que te falou sobre a limpeza e essas coisas esquisitas de que anda sempre a falar! (D. Canino diz que sim com a cabeça). Que importância tem lavar os dentes? Quem é que precisa de lavar os dentes? É tão bom ter restos de comida aqui e ali…! Assim todos sabem o que andámos a comer… (D. Canino interrompe-a).
Dente Canino: É verdade que nado do que diz a Escovi està certo? E o que é que me dizes do mau hálito?
Ambas: (Respondendo em uníssono). Toma lá rebuçados de mentol!
Dente Canino: (Contente.) Então vamos brincar e comer guloseimas. (saem os três e entram a escova de dentes e Molarzinho conversando.)
Escova de Dentes: Ainda bem que fui ao dentista… é tão bom…
Molarzinho: Eu também vou e agora tenho que usar aparelho. Vamos brincar? (põem-se a brincar e chega de novo o dente canino com grande dor de dentes.)
Dente Canino: (gritando) Ai,ai, minha mãezinha, que grande dor!
Molarzinho: O que é que tu tens?
Dente Canino: Doem-me os dentes todos…Que dor horrorosa!
Escova de Dentes: Eu disse-te que tinhas que ir ao dentista.
Dente Canino: Só se for doido, com o medo que me da… Ai, ai!
Molarzinho: Não deves ter medo, não dói nada.
Dente Canino: Não posso mais… podem levar-me ao dentista? Se forem comigo, prometo lavar os dentes todos os dias.
Escova de Dentes: Vamos. (e para o publico.) O cuidado a ter com os dentes depende de ti, escova-os muito bem todos os dias e vai ao dentista.
Molarzinho: Não te esqueças: boca sã, sorriso são. (Aponta para todos os dentes.) (Cumprimentam-se e vão-se embora os três).
quinta-feira, 17 de abril de 2008
A Revolta dos Micróbios-Festa teatral pra escolas alegres de Carlos Correia
Temos para ti uma sugestão de um livro.
Chama-se "A Revolta dos Micróbios-Festa teatral para escolas alegres" de Carlos Correia.
Editora: Plátano Editora
Ano de Edição/ Reimpressão: 1988
N.º de Páginas: 52
Este livro faz parte de uma colecção que propôs lutar contra as aulas monótonas. Foi uma aposta de espectáculo que pretendeu divertir, animar, informar e educar.
A temática do texto aborda um conjunto de medidas que têm como finalidade prevenir na área da saúde oral.
As personagens que vais encontrar neste livro serão, um dentista, um rapaz guloso, uma cárie e três micróbios.
Cárie
Resposta:A cárie é uma doença específica dos dentes, causada pelas bactérias presentes na placa bacteriana. Quando a higiene é incorrecta ou insuficiente, estas produzem ácidos por fermentação dos restos alimentares (em especial os ricos em hidratos de carbono) que perfuram e destroem o dente.
Resposta:O correcto diagnóstico de uma cárie pode apenas ser feito pelo teu dentista, mas bons indicadores de uma cárie são as manchas escuras e pequenas cavidades nos dentes.
Nas suas fases mais avançadas, a cárie provoca dores desde leves a muito intensas, enfraquece o dente, levando a que este fracture, e pode mesmo causar necrose pulpar (morte da polpa, no interior do dente), provocando abcessos, quistos e outras manifestações graves.
Flúor
Experiência: os dentes
Objectivo: comprovar o efeito fortalecedor do flúor.
Introdução: o uso de pasta de dentes com flúor é eficaz para o controlo e prevenção da cárie dentária. O flúor fortalece o dente ao ser absorvido pelo esmalte, restaura-o e remineraliza-o. A casca de ovo tem uma estrutura semelhante à do esmalte do dente, por isso vamos utilizá-la para esta experiência.
Materiais:
2 ovos cozidos
2 frascos
Flúor oral
Vinagre
Procedimentos:
Colocar um dos ovos num frasco. Cobri-lo com flúor. Deixa-lo assim durante um dia.
No dia seguinte, colocar os dois ovos em vinagre: um cada frasco, assinalando o que foi tratado com flúor. Deixa-os repousar durante um dia.Passado esse tempo, retiram-se dos frascos e convidam-se as crianças a tocarem na casca de ambos os ovos.
-O que é que se observas?
(Faz esta experiência com a ajuda de um adulto, nós para a semana damos-te a resposta correcta, caso não consigas chegar a uma resposta...)
domingo, 13 de abril de 2008
Dentes por baixo da almofada
Mural:
Uma proposta engraçada para aquelas crianças a quem caiu um dentinho.
Debaixo do Rato(imagem 1) colocam-se almofadinhas com os nomes das crianças(imagem 1) e a data em que lhes caiu o primeiro dente.
Actividades para trabalhar na sala de aula
(para professores do 1º CEB, como nós)
·Tratar o tema da saúde oral e a sua importância na saúde das crianças, em geral, na primeira reunião de pais.
·Adoptar comportamentos comuns que contribuam para fomentar o cuidado com a saúde oral e criar hábitos saudáveis de higiene e prevenção.
·Realizar debates com as crianças a partir de uma situação problemática que afecte o bem-estar dos dentes e das gengivas.
· Propor, entre todos, normas de higiene para prevenir doenças odontológicas.
·Insistir na necessidade de levar a escova de dentes para a escola e usa-la com água ou com pasta, consoante a idade, depois das refeições.
·Programar actividades para realizar ao longo do ano lectivo, com distribuição mensal:
1-Preparar, com a ajuda dos pais, representações teatrais nas quais as personagens sejam: os dentes, as guloseimas, a língua, as gengivas, os alimentos diários, a escova de dentes, água e a pasta de dentes, entre outras.
2-Organizar debates com dentistas.
3-Fazer pequenas dramatizações: uma visita ao dentista e a conversa entre profissional e a criança.
4-A criança e a família durante a higiene oral.
5-Fazer cartões com conselhos para manter dentes e gengivas saudáveis.
6-Em grupo, preparar painéis expositivos com normas de higiene e desenhos realizados pelas crianças.
7-Apontar essas normas numa folha e fazer fotocópia para distribuir pelas outras classes.
8-Realizar folhetos onde se estimulem alunos, pais e professores, a prevenir as doenças orais.
9-Realizar uma pequena agenda individual e pessoal para anotar diariamente uma avaliação da prática da lavagem dos dentes: MB (Muito Bom); R (Regular); M (Melhorar).
10-Preparar cartazes publicitários para anunciar uma exposição em que se integrem as artes plásticas e as novas tecnologias, para toda a escola, com trabalhos realizados pelas crianças para melhorar a saúde oral.
sábado, 12 de abril de 2008
A boca, um lugar para cuidar
A boca, um lugar para cuidar
A higiene, a prevenção de cáries e de outros problemas que afectam a saúde oral são assuntos que devem ser trabalhados desde os primeiros anos de vida e de forma constante.
A família e a escola são responsáveis pelo ensino de comportamentos que contribuam para o cuidado da boca, no sentido de levar as crianças a compreenderem a importância de manter não só os dentes sãos mas, também, a língua e as gengivas, e a tomarem consciência de que deste cuidado dependerá o bem-estar e o bom funcionamento destes órgãos numa função tão vital como a alimentação.
Do compromisso que assumirem, a família e a escola, no ensino destes conteúdos, e do seu cumprimento, dependerá o êxito na formação de pessoas capazes de prevenir e de tratar a tempo as doenças orais.
O nosso projecto (blogue) tem como objectivo, uma mudança de atitude no que à higiene oral diz respeito, e à necessidade de criar hábitos que fortaleçam o cuidado constante com a saúde dos dentes e gengivas.
Imprime e pinta
Imprime estas imagens e diverte-te a pintá-las.
Se não souberes imprimir, pede ajuda a um adulto.
Agora é só agarrares nos lápis de cor e começares a pintar. Diverte-te!
História
O Tomás tinha acabado de lanchar, e foi ver televisão. De repente ouviu uma voz que dizia:
E ali ficou o Tomás, com os seus amiguinhos dentes, todos a verem os desenhos animados.
sexta-feira, 11 de abril de 2008
Pastas Couto
Em Portugal, a Pasta Couto foi pioneira na venda de dentífricos.
(cartaz publicitário da pasta Couto)
Pergunta aos teus pais e aos teus avós, se ainda se lembram desta famosa marca, de pasta dentífrica!... Pergunta-lhes como era o sabor!... Pergunta-lhes se na altura levavam tão a sério, como tu levas hoje, a higiene oral!...Aproveita para juntares a familia toda, e conversarem todos sobre este assunto.
- IMPORTANTE: De acordo com o nosso amigo o Professor Mário Rui Araújo, coordendor do Curso de Higienistas Orais do ISAVE Póvoa de Lahoso, esta pasta dentífrica não é a melhor para as crianças, pois não contém flúor. Por isso não a uses!
Cuida de ti e da tua escova!
NÃO DEIXES que a tua escova diga isto!
Cuida da tua higiene oral, lavando todos os dias os teus dentes; tendo uma alimentação saudável, comendo poucos doces; e visitando reguralmente o teu dentista.
Assim a tua escova passará a ter o melhor trabalho do mundo, cuidando dos teus dentes saudáveis!
segunda-feira, 7 de abril de 2008
Os dentes dos mosquitos
(Tubarão baleia do filme "À procura do Nemo")
Origem da escova de dentes
A escova de dentes mais antiga, data de milhares anos.
(ROMANOS)
Os antigos romanos também tinham já as suas próprias preferências no cuidado da sua higiene oral.
(ROMANOS)
No entanto, os gregos eram muito mais modernos. No século III a.C., Aristóteles aconselhou Alexandre, o Grande, a esfregar os seus dentes todas as manhãs com uma "toalha de linho fino, que de certa forma é áspera". O uso do linho para limpar os dentes é documentado a partir do ano de 1602, quando William Vaughan escreveu nas Quinze Orientações para Conservar a Saúde que para manter os "dentes brancos e sem falhas, as pessoas deveriam lavar a boca depois de cada refeição, dormir com a boca levemente aberta e pela manhã agarrar numa toalha de linho e esfregar bem os dentes dentro e fora".
Na Europa do século XV, palitar os dentes era amplamente aceite até que os filósofos começaram a circular advertências de conduta. Rodes dizia: "Não palites os dentes com a tua faca, mas tomai um palito, ou algo limpo, assim não ofendereis".
Na verdade, foram os ingleses em 1780 que deram ao mundo sua primeira escova moderna.O cabo era feito de osso e as cerdas de pelo de porco eram amarradas dentro de buracos perfurados.
A escova de dentes migrou para os Estados Unidos, e na década de 1880, ossos da coxa de novilhos cortados à mão e polidos renderam excelentes cabos de escova de dentes enquanto os filamentos (cerdas) de pelo longo de porcos eram inseridas à mão, nos buracos perfurados à mão.
No século XX, a humilde escova de dentes subiu a novas alturas. O Dr. Robert Hutson, um periodontista de San Jose, Califórnia, inventou a primeira escova de dentes com filamentos (cerdas) macios arredondados de nylon.
Poesia
Mais esperto e mais bonito.